A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, sob uma extensa camada de sal, por isso a denominação que recebeu, pré-sal.
Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar aproximadamente cerca de 100 bilhões de barris de óleo em reservas, quantia esse que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo, e transformaria positivamente a economia brasileira.
Segundo o Governo Federal, os investimentos deverão ser altíssimos e o tempo para que a exploração seja feita deverá ultrapassar os cinco anos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada para a exploração deverá ser de alto custo e complexidade. Muitas dúvidas sobre este tema ainda estão por vir, mas com o avanço científico nesta área, esperamos que em breve, consigamos esclarecê-las.
Thais Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário