Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Preços do trigo e da farinha no RS - do produtor ao consumidor

O trigo é um dos produtos de maior consumo dos brasileiros, incluso também nas cestas básicas, porém, o Brasil é um dos maiores importadores mundiais deste produto.
O trabalho dos acadêmicos do curso de Economia da Universidade Federal de Santa Maria, Bárbara Zen, Fábio Karlec Renato de Souza e João Viana, teve como objetivo, analisar a evolução dos preços reais pagos ao produtor de trigo e pelo consumidor de farinha.
A década de 80 foi marcada pelo alto preço do produto, e para garantir a produção, o governo comprava a safra através de subsídios aos moinhos. Isso acabou causando um grande déficit aos cofres públicos. O final dos anos 80 foi caracterizado pela redução drástica dos preços pagos ao produtor. Outro fato observado é a estabilização da comercialização após o Plano Real.
Os alunos verificaram que na década de 70, os produtores vendiam o trigo abaixo do preço que lhes custava, e isso se dava porque o governo subsidiava os custos. A partir da década de 90, o governo deixou de assumir este compromisso, os produtores tiveram que sustentar sua produção e vender o trigo ao preço que não lhes trouxesse prejuízo.

Nenhum comentário: